sábado, 19 de setembro de 2009

Atividade 2) Ferramentas da WEB 2.0

Alunas: Adriana Rosa Ramos
Roberta Soares


Orkut-> É uma página, onde as pessoas conversam instantaneamente ou não, deixam recados, postam fotos, adicionam pessoas de outros lugares, adicionam comunidades de assuntos que lhe interessam para debater, trocar idéias, etc.Esse recurso pode ser usado na prática educativa uma vez que possibilita a pesquisa, a busca pela informação e a troca de experiências.Por isso o professor deve estar atento em suas aulas e planejar atividades que desafiem o aluno, criando fóruns, enquetes, buscando que o mesmo se interesse em usar esta ferramenta, de uma forma significativa.

Twiter-> É um mini blog, onde cada usuário pode postar alguma informação de até 140 caracteres. Os usuários utilizam esse recurso para divulgar informações rápidas, fazer negócios, brincar, conseguir empregos, entre outros.Na prática educativa, o professor pode propor aos alunos debates rápidos, onde os mesmos se posicionem de forma sucinta sobre determinado assunto. Pode cobrar que os alunos escrevam na forma culta e as vezes da maneira como escrevem na internet, fazendo comparações, observando as gírias mais usadas e discutindo sobre os pontos positivos e negativos desses recursos.

MSN-> É uma ferramenta de comunicação da web com milhares de usuários, onde pessoas de várias localidades podem se comunicar, trocar informações, falar de diversos assuntos.O professor pode usar do MSN para sua prática educativa para conversar com seus alunos, propor um assunto para que seja discutido on-line entre grupos, esclarecer dúvidas...

Google-> É uma ferramenta muito utilizada pra se fazer pesquisas, procurar imagens, vídeos, músicas. É utilizado também para achar outros sites com serviços on-line, é bastante conhecido por alunos que já o utilizam como fonte de seus trabalhos escolares.Para utilizá-lo com uma prática educativa o professor pode propor um tema e pedir que seja pesquisado sobre esse assunto para que a partir daí possam desenvolver em cima do que foi pesquisado pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário