sábado, 19 de setembro de 2009

Atividade 1) Indicadores Internet

Alunas: Adriana Rosa Ramos
Roberta Soares

Brasil ocupa 62ª posição no mundo em relação ao uso da internet
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/03/23/materia.2007-03-23.7911528198/view

Adriana Brendler Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 32,1 milhões de brasileiros, cerca de 21,9% da população acima dos 10 anos de idade, utilizaram a rede mundial de computadores, a internet, no país.

O número é expressivo, e coloca o Brasil como o primeiro país da América Latina e o quinto no mundo no uso da internet. Se for considerado, no entanto, o número de internautas em relação à população do país, a situação relativa do país é bem diferente. Nesta avaliação, o Brasil ocupa a 62ª posição mundial e a quarta na América Latina, sendo ultrapassado pela Costa Rica, Guiana Francesa e Uruguai.
A comparação, feita a partir de informações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), foi divulgada pela assessoria do Comitê Gestor da Internet no Brasil, um dos parceiros do IBGE na realização da pesquisa.
Marcelo Carvalho supervisor do projeto social Estação Futuro, que mantém vários centros de popularização da internet em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, considera o acesso à internet no país ainda muito limitado. Para ele, os preços dos computadores são o principal motivo para que cerca de 128 milhões de brasileiros ainda não utilizem o serviço. “Ainda é um número muito pequeno (de usuários), e isso acontece por causa do valor dos equipamentos. As pessoas de comunidades carentes não têm verba extra para comprar computador”, explicou Carvalho.
Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar, a utilização da internet no Brasil tem como obstáculo, além do baixo poder aquisitivo da população, questões mercadológicas que impedem a chegada de portais de acesso em regiões menos desenvolvidas do país. “Não há portais de acesso à internet ao longo de regiões menos desenvolvidas do país e esse é um obstáculo de ordem macroeconômica, envolvem interesse comercial, de se serem implantados portais em regiões menos desenvolvidas”.
Aguiar salientou que o governo brasileiro, por meio do Ministério das Comunicações e da Casa Civil, está desenvolvendo políticas públicas para promover o acesso à internet, e a Anatel vai regular essas atividades.
“Há projetos. O governo está definindo a política de difusão da banda larga no país e nós temos alguns instrumentos para isso, com a utilização do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). É um recurso que pode promover o uso de internet por entidades públicas como escolas, instituições de saúde e de segurança, que não podem pagar pela internet”, informou o presidente da Anatel.
O levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE é um suplemento especial da Pesquisa de Amostragem por Domicílio (PNAD), que coletou informações em 140 mil domicílios brasileiros no ano de 2005.
Inédita no Brasil, a pesquisa sobre acesso à internet e a posse de telefone móvel celular, foi elaborada segundo metodologia que permite comparar as informações nacionais sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação com as de outros países.
O estudo servirá de base para orientar políticas públicas do governo federal para o setor.

CONCLUSÃO

Com esta pesquisa, percebemos que já existe uma preocupação em orientar as políticas públicas com relação ao aumento de usuários de internet. Sendo assim, nós professores tambem devemos estar atentos as atualizações que vem ocorrendo em nossa sociedade, os avanços tecnológicos estão presentes na escola e nós devemos encarar isso aproveitando tudo de bom que a tecnologia pode nos oferecer.
É importante que o professor tenha ciencia da repercussão que esse avanço no número de internautas, causa nas aulas. É muito mais atrativo para um aluno conversar sobre os jogos que a internet oferece, sobre os vídeos que o youtube mostra, as comunidades que o orkut oferece, do que ficar sentado copiando matérias, que na maioria das vezes, são repassadas sem um planejamento adequado para os alunos.
O professor deve desafiar o aluno, indicar sites, links, para que o mesmo, utiliza a ferramenta internet de uma forma que beneficie o aluno. O professor também deve ter ciencia que apesar do numero de usuários, nem todos seus alunos terão acesso a isso, mas não pode privá-los de conhecer e saber para que server este recurso tão importante.

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